terça-feira, 17 de maio de 2016

Nota de repudio. EU TAMBÉM REPUDIO A MORTE DE POLICIAIS... "AQUI NO BRASIL OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO"! - Nós protegemos a sociedade. E quem protege os protetores? Policial merece o direito a vida!


 Nota de repudio. EU TAMBÉM REPUDIO A MORTE DE POLICIAIS... "AQUI NO BRASIL OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO"!
FONTE...




Nós protegemos a sociedade. E quem protege os protetores?
Policial merece o direito a vida!
Em nenhum país no mundo um policial morre a cada 17 horas (impunidade dos criminosos). Embora a expectativa de vida da população tenha aumentado exponencialmente, o mesmo não ocorre com os policiais que chegam a viver 6 anos a menos que a média nacional (ausência de políticas/programas que estimulem a prática de exercícios físicos e melhoria da qualidade de vida). Temos mais que o dobro de suicídios que a média nacional por conta dos transtornos pós traumáticos e exposição a ocorrências graves como também em razão das condições de trabalho (a maioria dos estados não possuem serviço psicológico adequado). Na maioria dos estados, o número de policiais que morrem ou ficam com sequelas graves em decorrência de acidentes de trabalho é maior que a de qualquer outra categoria profissional (não temos programas que visem a redução de acidentes de trabalho através da gestão de riscos e controle de qualidade). Nenhuma outra categoria o profissional morre durante um assalto SIMPLESMENTE por dizer e/ou por se desconfiar que exerce a atividade de determinada área profissional (morremos simplesmemte porque defendemos a sociedade). Fora de serviço, acidente de trânsito é a maior causa de mortes entre os policiais (ocasionados por condições adversas tais como, cansaço, falta de atenção, associação de álcool e/ou drogas e volante).

Em qualquer categoria profissional, haveria preocupação em reduzir estes índices de morte e/ou acidentes. E por que não acontece com os policiais? Porque não nos mobilizamos? Por que os gestores nada fazem? Porque somos formados e estimulados a ser e pensar assim! Justificamos com a teoria do risco aceito. Internalizamos discursos de que somos super heróis, superiores ao tempo e as suas intempéries (frio, calor, chuva, sede, cansaço, fome! Somos Invencíveis! Não sentimos dor, ou não podemos ter sentimentos! Querem ver um exemplo simples? Vou fazer um desafio a vcs: preparados? Me mandem uma foto de algum policial fardado usando guarda chuva em dia de chuva...rs Você já viu alguma vez na rua? Vc já viu policial correndo desesperadamente procurando por abrigo quando começa a chuviscar? Se algum policial estiver em grupo e estiver fazendo frio e/ chovendo os policiais somente utilizam capote e/ou capa de chuva SOMENTE SE TODOS OS PMs tiverem como usar no momento. Caso alguém tenha esquecido ou não tenha como disponibilidade no momento. Para que não haja desuniformidade. Ou seja temos que estar no padrão! Vejam como são as coisas! Somos capazes de abrir mão de nossa individualidade, de nossas limitações em detrimento da corporação, da imagem! Isso até certo é bom. O mistério, a imagem de forte, de superior. Mas devemos saber até que ponto devemos viver esta "realidade". Chegamos ao ponto de deixar de comprar viaturas com ar condicionado ou de ter algum tipo de conforto no serviço por conta deste modelo mental. Ou pior, deixamos de lutar por melhorias institucionais simplesmente porque vivemos durante muito tempo sem estes "confortos". Precisamos enxergar o policial acima de tudo como um ser humano. Que tem sentimentos e que precisa ser cuidado (apesar de sermos heróis). Mas até o super man tem um ponto fraco. E no filme existe um mineral chamado kriptonita que tem o efeito principal de enfraquecer o super herói. Precisamos reconhecer as nossas limitações. Precisamos acordar os gestores para que acolham de forma mais adequada os nossos policiais.
Ass: Cap PM Alden.

FONTE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;