quarta-feira, 8 de abril de 2015

Õkãpomaɨ - 12PM Photographic - ÕKÃPOMAƗ A defesa da Terra Indígena Yanomami

Fonto: Cláudia Andujar  e do Site conforme Link a seguir... 
Fonte Da origem a obrigação de estar na luta. (12PM Photographic, 2015). 
ÕKÃPOMAƗ A defesa da Terra Indígena Yanomami
Foto Reprodução do Site conforme Link a seguir... 
Õkãpomaɨ, denominam os Yanomami, aqueles que desafiam os riscos de uma viagem por caminhos desconhecidos para obter informações estratégicas sobre o inimigo, detectar a sua aproximação e prever eventuais ataques. Na nova luta que se trava na linha de frente do contato com o mundo dos brancos, essa é a estratégia dos Yanomami de hoje para defender o seu território, a maior Terra Indígena do país e uma das maiores áreas de floresta protegida do Brasil.

Em outubro de 2014 uma expedição percorreu mais de 50km na borda leste da Terra Indígena Yanomami, estado de Roraima, buscando sinais de degradação e pressão ambiental promovidas por invasores não-indígenas. A viagem foi composta por oito indígenas Yanomami, dois indigenistas do Instituto Socioambiental (ISA), Ninja e 12PM Photographic.

Narração por Davi Kopenawa Yanomami

12PM Photographic
Fonte dessa foto imagem Reprodução da página do Facebook

#‎Direitosindigenas‬

Instituto Socioambiental - ISA - Link da Fonte da Imagem pelo Facebook...
 http://expedicaoyanomami.socioambiental.org/

Quinze dias no coração da floresta Amazônica em defesa da Terra Yanomami! No mês da Mobilização Nacional Indígena, Hutukara Associação Yanomami, Instituto Socioambiental (ISA), Mídia Ninja e 12PM lançam especial inédito que documenta expedição nas florestas da maior Terra Indígena do Brasil. Acompanhe agora esta viagem em fotos, videos e relatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;