sábado, 15 de março de 2014

Na "Capital dos Gaúchos" - Em Porto Alegre, RS/Brasil... (14 de março de 2014) Eu estava lá participando de um grande evento: No Auditório para Assistir Palestra no Salão de Atos da UFRGS onde Sebastião Salgado (um ateu declarado) Ministrou a "Aula Magna" em 14 de Março de 2014...


Foto charles Netto
Acontece na UFRGS - Aula Magna com Sebastião Salgado 
- http://www.youtube.com/watch?v=fTIEvb6SWjI&list=UUna8_e7Ytg9WcRQg0NtkEgQ










































Minhas impressões daquele momento único que se me contassem depois ficaria difícil para eu acreditar por isso mesmo fiz questão de estar lá e ouvi a viva voz dele o relato de estar cassado há pelo menos 50 anos com sua esposa Lélia que fazia questão a todo o momento de fazer referências elogiosas sobre ela dando-nos a entende ser ela uma perfeita “Ajudadora” dele  na expressão mais pura da palavra.
 E Fez questão de Mencionar que nasceu ema cidade interiorana de Minas Gerais/Brasil  embora tenha percorrido quase que o mundo Inteiro fazendo seus temas sociais em Fotos.
Também teve ainda uma crítica quanto o fato dele ainda jovem e sua esposa, pois por ele ter pensamento "marxista" e também terem que ter feito uma escolha obrigatória entre ficarem morando no Brasil na Clandestinidade ou irem embora do Brasil durante o Regime Militar e optaram por morarem na França e lá estudaram,  relatou duramente a questão  da perda dos “Passaportes”  de ambos que ficaram retidos no Brasil e que só depois de dois conseguiu na justiça reaver os mesmos...
Relatou sua Formação Acadêmica em Economia e de sua esposa de Arquitetura e fez o histórico de seus trabalhos em Empresas e Organizações Internacionais além das Empresas na área de Fotografias que trabalhou e de sua própria empresa individual que possui...
Também Mencionou suas viagens ao redor do mundo e os meios de transportes utilizados para a realização das fotos, seus projetos realizados e sobre o que idealizou ainda, a fim de realizar com seus 70 anos de vida bem vividos e disse que um fotógrafo tem que ter no mínimo um Curso de Formação Superior para intervir no meio social com um olhar mais crítico...
Também fiz uma interpretação de fala que foi e dois tempos bem distintos um sobre o ÊXODO seu e Gêneses (com temas aparentemente Bíblicos, mas com uma visão totalmente humanizada  visto suas própria convicções que diferem em muito dos demais, mas afinal é ele o autor) e portanto também é sua Luz Reveladora, mostrando assim nessa Dicotomia toda que ele é capaz de Criar capitando imagens e assim parar o tempo no exato momento de apenas um clique com sua máquina Fotográfica e procedendo dessas formas se viu sozinho algumas vezes fazendo algumas reflexões sobre o contexto onde estava inserido naqueles momento únicos de suas fazes das realizações onde estavam fotografando...
Na Finalização da Aula Magna foi aberto para perguntas de praxe e apenas duas me chamaram mais a atenção pelas respostas dadas em que em complemento feito sobre tal pergunta o que ficou bem frisado foi na questão Energia e qual era o posicionamento dele sobre “BARRAGENS” ele começou divagar sobre diversas energias que constatou no Planeta existirem as renováveis e as limpas e que nós somos dependentes do conforto e do progresso e que precisamos de alguma forma da Barragem e Usina Hidrelétrica de Belo Monte deixando tudo em “banho Maria ou em água morna” como se diz por aqui, mas atacou duramente os Cortes das árvores dizendo o homem não é capaz de construir ainda uma máquina capaz de transformar Gás Carbônico em Oxigênio e que nessa parte das árvores eu concordo plenamente com ele.
Foi uma Pena saber muitos ficaram até o final e conseguiram ficar bem perto dele, mas eu confesso também iria ficar até o Final se não fosse a infeliz declaração dele nos momentos com final aberto Para perguntas em que lhe Perguntaram bem assim: Sr Sebastião Salgado o senhor acredita em DEUS?  E ele Bradou exclamando Bem alto e em bom tom - Que deus ou que deuses eu sou ATEU!!!!
Aí naquele exato Momento perdi todo o encanto que me tinha levado ido até lá assistir aquela Palestra da "Aula Magna" e mesmo eu sabendo que para alguns o Ateísmo também é uma religião e sendo sabedor que “quando há uma pessoa falando e se este sentado esteja em algum auditório assim deve permanecer até o final da fala”, mas tamanha foi minha surpresa por este fato de ele ser ateu que resolvi sair daquele ambiente visto consumar-se ali minha perda de interesse pelo que seria falado a seguir, mesmo eu me ter planejado bem antes em querer ter um autógrafo dele e se possível fosse conseguir registrar em foto minha aproximação mais perto possível do “Sr Sebastião Salgado” que acabei por desistir de desse intento só pelo simples detalhe de ele ter se confessado “ATEU”!

E apesar de tudo que presenciei  sendo bom e ouvi e analisando posteriormente quando fiquei  revendo alguns pontos do que foi realizado naquela manhã pude concluir que ele é Uma ótima pessoa, fez grandes coisas ajudou e ajuda muita gente e revela com sua Arte “FOTOGRÁFICA” a luz do desconhecimento para muitos que não puderam estar onde o “Sr Sebastião Salgado” esteve e compartilhou com todos nós para busca apenas de suas revelações, mas pelo simples fato de ser um ser humano ele não poderia ser perfeito em tudo e para valer a regra de sua humanização como ser pensante e racional e interage com o mundo ao seu redor e para mim na minha humilde opinião ele revelou ter só “UM Defeito” que diz ser “ATEU” e assim respeitando aqueles que pensam diferente do que menciono neste exato momento, pois entendo que temos que ter um livre pensamento sobre tudo e o todo me uma Livre Expressão do pensar individualizado de se manifestar mesmo que seja por escrito como estou fazendo aqui e tenho ditto...
Vejam também fiz uma  enquete aqui no Facebook com ´tema   Bem assim: O que você tem a dizer quando descobre que seu artista Preferido se Declara Bem assim: (um ateu declarado)... Respostas minhas Sugeridas lá desta forma: 
RESPOSTAS (COM AS SEGUINTES OPÇÕES)...
01 - Deverá refletir e Rever seus conceitos!
02-  Abstrair do fato que ele é: (um ateu declarado) e focar só nas coisas boas que fez e no seu belíssimo trabalho!!!!

Em tempo: 

Em entrevista exclusiva ao Catraca Livre, Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, deu detalhes de sua mais nova biografia e contou outras experiências de sua vida. 
Reportagem: Clara Caldeira
Imagens e Edição: Diego Torres
Sebastião Salgado expõe mostra Gênesis e palestra em Porto Alegre... 
http://www.youtube.com/watch?v=Y9seDMe6tJA
CI 334 - Genesis | Sebastião Salgado (o antes)... 
http://www.youtube.com/watch?v=vv6sLYAGXhA
E no Túnel do Tempo... Sebastião Salgado - O silencioso mundo da fotografia...
http://www.youtube.com/watch?v=K1EQHHYFJhs
Um entendimento... Projeto Gênesis - Sebastião Salgado (Parte 1) 
http://www.youtube.com/watch?v=zE6L3ih5kOE
Em documentário... O ESPECTRO DA ESPERANÇA... 
http://www.youtube.com/watch?v=LZTEVh9IQAg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;