segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Charles Netto vai na Inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) que começa já a fazer nesta terça-feira os atendimentos Médicos dentro do Programa "Mais Médicos" – Os dois médicos já designados para atender na USF Cohab Cavalhada são cubanos e foram enviados a Porto Alegre pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. O outro profissional, que deve completar as 3 equipes de saúde da família que atenderão no local, deve chegar à Capital em janeiro.











 















A nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Porto Alegre foi inaugurada pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Carlos Henrique Casartelli, nesta segunda-feira, 16. Localizada na rua Paulo Maciel, 220, a USF Cohab Cavalhada é um posto modelo, com toda a infraestrutura necessária ao atendimento primário e que começa a funcionar nesta terça-feira, 17, já com dois médicos, três equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal. “Eu fico muito feliz em entregar à comunidade uma unidade como esta, moderna, que tem todas as condições de dar um atendimento eficiente e de qualidade aos moradores da região. Finalmente as famílias deste bairro, que precisavam ir até a UBS Monte Cristo, agora terão os serviços de saúde perto de casa”, disse Fortunati no discurso de inauguração. (fotos) Banco de Imagens conforme link a seguir...
 O espaço foi construído de acordo com projeto padrão de construção para unidades de saúde da SMS. Com 517,30 metros quadrados, tem capacidade para implantação de três equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal. Conta com cinco consultórios médicos e outros dois odontológicos, sala de vacinas, de curativos, de estabilização, de acolhimento, de grupos de prevenção, dos agentes de saúde e dispensário para retirada de medicamentos. “Queríamos que todas as unidades de saúde da Capital fossem iguais a essa. É a primeira que entregamos com esse projeto, com essa arquitetura, planejada para dar um atendimento qualificado e conforto aos pacientes e melhor condições de trabalho às equipes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.
 A obra era uma demanda do Orçamento Participativo de 2008 e foi resgatada no Plano de Investimentos de 2011. As lideranças comunitárias destacaram o empenho dos moradores junto com a prefeitura para garantir que esse projeto fosse executado. “Sonhamos com esse posto há 25 anos. Essa unidade básica representa qualidade de vida e esperança para a nossa comunidade”, comemorou dona Clarilda Rodrigues dos Santos. “Essa conquista é uma prova de que quando a comunidade se une as coisas acontecem. Temos que participar, nos mobilizar para levar a demanda até a prefeitura e eleger como uma prioridade no OP”, completou a conselheira do Orçamento Participativo na região, Rosa La Bandeira.
 O projeto, aprovado pela Vigilância em Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, foi desenvolvido em 2011 pelo setor de Arquitetura e de Engenharia da SMS, sendo atualizado às novas exigências de legislações pertinentes, diretrizes de sustentabilidade e às necessidades de espaço e de fluxo de atendimento, qualificando o serviço de saúde prestado para a população. 
As equipes - A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, um médico generalista ou especialista em saúde da família e comunidade, um enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e até 12 agentes comunitários de saúde, dependendo da população atendida (ACS).
 À equipe multiprofissional também pode-se acrescentar à equipe de saúde bucal, composta por um cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, e um auxiliar ou técnico em Saúde Bucal.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_noticia=166286&ATENDIMENTO+NA+UNIDADE+COHAB+CAVALHADA+COMECA+NESTA+TERCA-FEIRA 
Amor em Fotografar entenda vendo a foto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;