terça-feira, 12 de junho de 2012

FAB 1ºGAvCa - Senta a Pua! (No dia 06 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial integrando o 350º Fighter Group. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio).

Imagem do Google

A saga do 1º Grupo de Aviação de Caça é contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico do século XX, cujas ações contribuíram para a garantia da vitória aliada na Europa.
**23 depoentes, entre pilotos, pessoal de apoio e pessoas ligadas ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. 
E mais: imagens de arquivo, fotos de época (p/b e coloridas) e ilustrações digitais.


Medalha da Vitória seção do Rio de Janeiro da Associação dos:
 Ex Combatentes do Brasil aos veteranos
 FEB, FAB (Senta Pua) e Marinha.
(acervo H M )
Fonte da imagem no link do Blog a seguir:
http://henriquemppfeb.blogspot.com.br/2011/05/medalha-da-vitoria-na-segunda-guerra.html
Imagens Google
"A cobra vai fumar" e "Senta a pua", eram palavras de ordem

entre os pracinhas. Levantava o moral da tropa e renovava as forças entre os expedicionários brasileiros. 

Hoje em dia essa expressão é algo como: "a situação vai ficar ruim" ou "se prepare"... Ou algo como "o bicho vai pegar" ou a inda expressão que é usada por alguns até hoje é de que a "Cobra esta Fumando"!!!!
Fonte no link abaixo:
http://www.hardmob.com.br/boteco-hardmob/275227-brasil-na-2-gm-a-cobra-vai-fumar.html  

Letra da Canção do Expedicionário:

Você sabe de onde eu venho?
Venho do morro, do Engenho,
Das selvas, dos cafezais,
Da boa terra do coco,
Da choupana onde um é pouco,
Dois é bom, três é demais,
Venho das praias sedosas,
Das montanhas alterosas,
Dos pampas, do seringal,
Das margens crespas dos rios,
Dos verdes mares bravios
Da minha terra natal. 



Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse "V" que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.



Eu venho da minha terra,
Da casa branca da serra
E do luar do meu sertão;
Venho da minha Maria
Cujo nome principia
Na palma da minha mão
Braços mornos de Moema,
Lábios de mel de Iracema
Estendidos para mim.
Ó minha terra querida
Da Senhora Aparecida
E do Senhor do Bonfim!



Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse "V" que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.



Você sabe de onde eu venho?
E de uma Pátria que eu tenho
No bôjo do meu violão;
Que de viver em meu peito
Foi até tomando jeito
De um enorme coração.
Deixei lá atrás meu terreno,
Meu limão, meu limoeiro,
Meu pé de jacarandá,
Minha casa pequenina
Lá no alto da colina,
Onde canta o sabiá.



Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse "V" que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.



Venho do além desse monte
Que ainda azula o horizonte,
Onde o nosso amor nasceu;
Do rancho que tinha ao lado
Um coqueiro que, coitado,
De saudade já morreu.
Venho do verde mais belo,
Do mais dourado amarelo,
Do azul mais cheio de luz,
Cheio de estrelas prateadas
Que se ajoelham deslumbradas,
Fazendo o sinal da Cruz!



Por mais terras que eu percorra,
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse "V" que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.
Fonte:  http://musi.ca/refer/cancaodo.mp3

(Complemento meu ao ver entendo bem assim que são: Grandes Heróis do  Brasil sendo Merecedores da Nossa Homenagem e Reconhecimento de Todos Nós Brasileiros, pois eles fizeram muito por Nossa Nação mesmo com o Risco de Suas Próprias Vidas realmente)!
Vídeo acima é a Canção do Expedicionário uma Homenagem aos Pracinhas da FEB na Campanha da Itália em 1944 onde a Tropa Brasileira teve sua Glória e sua Honra novamente estabelecida e devolveram ao seu povo o orgulho de pertencer a essa Grandiosa Pátria!!!! BRASIL acima de tudo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;